O Vozão tirou o Santos no jogo 1000 de Pelé.


Você sabia que o Ceará Sporting Club, jogou chope no jogo que tinha tudo para ser festivo, por se tratar da milésima partida do rei do futebol jogando pelo Santos da Vila Belmiro.

O clássico ocorreu no dia 3 de dezembro de 1972, no estádio Presidente Vargas. O jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, o Vovô bateu o Peixe, de virada, por 2x1.

Todos as atenções daquela partida estavam voltadas para Pelé que, aquela altura, já era consagrado o rei do futebol pelos  1000 gols na carreira, pelas conquistas das três Copas do Mundo e pelo o bicampeonato mundial Inter-Clubes pela a equipe Santista.

Já na entrada em campo, o Rei foi bastante festejado e entrou em campo cercado por crianças torcedoras do Ceará.

Pelé abriu o placar aos 11 minutos de jogo. A festa nas arquibancada era tanta que até os torcedores do Vovô, encantados pelo Rei, vibraram o tento.

Mas no 2º tempo, o Alvinegro de Porangabuçu voltou com tudo e conseguiu a virada. Primeiro com um gol de Samuel, aos 17 da etapa final. E coube a Da Costa - um dos grandes destaques do time naquela década - marcasse o gol da vitória, aos 30 do 2ºtempo.

Ao fim do término da partida, o clima era digno de conquista de título, com invasão de campo generalizada no gramado do PV e muita comemoração por parte da torcida alvinegra.

O jogo contou com quase 40 mil torcedores (o dobro da atual capacidade do PV) é considerado a maior renda e público da história do estádio. Segundo o borderô da época, foram 35.752 pagantes e renda de Cr$ 207.571. 


Nota: Veja as escalações:

Ceará: Hélio, Paulo Tavares, Odélio, Mauro Calixto, Dimas, Edmar, Joãozinho, Nado, Jorge Costa, Samuel e Da Costa. Técnico: Inonísio Mosca

Santos: Joel Mendes, Turcão, Paulo, Altivo, Murias (Vicente), Léo, Pitico, Roberto Carlos, Afonsinho (Edu), Pelé e Ferreira. Técnico: Pepe.

Fonte: o povonline /  foto: O POVO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vozão estréia na Série A de 2010, depois de 17 anos fora da elite do futebol

Ceará x Botafogo O jogo que garintiu o Vozão na Série A 2020

Nos 103 anos de vida o Vozão dá um presente ao torcedor com uma vitória brilhante no brasileirão

Reinaldo Aleluia o craque que brilhou no Ceará em 2006