terça-feira, 30 de julho de 2019

Brasileirão 1993 Um regulamento para se esquecer


A fórmula de disputa daquele campeonato de 1993, era através de grupos, os críticos da época diziam que era um modelo regionalizado, mais na realidade era um campeonato com um modelo e regulamento totalmente preconceituoso onde havia uma super valorização dos clubes dos treze em que o regulamento os protegiam para não serem rebaixados. 

Foi um campeonato brasileiro disputados com 32 equipes e divididos em 4 grupos de 8 times, onde grupo A e B, não havia rebaixados, já os grupos C e D eram verdadeiros grupos da morte, onde 4 de cada grupo seriam rebaixados no final da primeira fase.

O curioso é que o Ceará Sporting Club foi rebaixado com 14 pontos no grupo C, onde times:

  • Bragantino   13 ptos.  ( 6ºlugar )
  • Bahia           08 ptos.  ( 7ºlugar )
  • Botafogo     06 ptos.   ( 8ºlugar )
  • Vasco           13 ptos.  ( 5ºlugar )
  • Sport            11 ptos.  ( 6ºlugar )
  • Fluminense  08 ptos.  ( 7ºlugar )
  • Atlético MG 04 ptos.  ( 8ºlugar )

Nenhum deste times citados acima foram rebaixados, daí se ver porque a maioria dos clubes do Norte - Nordeste sumiram do cenário nacional até hoje.

O campeonato Brasileiro de 2019 é um campeonato com um modelo europeu há alguns anos, onde a forma e regulamento, é justo para ambas as equipes em disputa. Mesmo assim, ainda há restigios  
de alguns setoristas de imprensa, que tentam discriminar determinados clubes de futebol por serem de regiões que não seja do sul ou sudeste do país.

Palmeiras foi campeão naquele ano e Vitória baiano vice campeão. 

Mesmo com um regulamento e forma de disputa esdruxula como foi o daquele ano, o Nordeste como sobrevivente sobreviveu e sobrevive até hoje no futebol, já o Norte sumiu do cenário nacional.

autor: Márcio M.C.
fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

CSC